História do Bola Preta
Fundado no ano de 1976, precisamente em 08/07/1976.
Estando trabalhando no Escritório de Contabilidade dos Srs. Antônio Roque e Antônio Bueno (Toninho Galinha), Geraldo Majela Pereira recebeu o convite para formar uma equipe de Futsal, a disputar um Torneio de Férias, no PONTEC, gestão do Sr. Luciano Adiel Lopes. A organização do Torneio ficou a cargo do Escritório.
Apresentaram-se 4 equipes, sendo o AJAX, CASCÁVEL, JARARACA e BOLA PRETA.
O BOLA PRETA teve sua primeira formação, sendo os atletas, Surubi, Majela, Mula, Pexão, Natal, Dereca e Fábio Alegro, sagrando-se campeão. Seu primeiro título de muitos que viriam.
No ano seguinte, o então candidato a prefeitura, Sr. José Vinicius Martins, organizou um Campeonato de Futebol de Campo Amador, no Estádio Prefeito Lazico. Na época Sr. José Vinicius sugeriu a mudança do nome BOLA PRETA, para SANTOS ou VASCO, e os Srs. Natal e Majela, não aceitaram.
Majela já havia confeccionado as camisetas “HERING” com a pintura do distintivo e números. Nota que, face a dificuldade financeira, cada atleta comprava sua camiseta, entregando para pintura juntamente com o short preto e meias brancas.
Em se tratando de Futebol de Campo, necessitou-se de mais jogadores, e formou-se uma equipe de aproximadamente 20 atletas, todos amigos e conhecidos, uma verdadeira família.
Não se obteve boa performance no campeonato, haja visto a qualidade das equipes participantes, todas bem qualificadas, compostas por jogadores experientes e bons de bola, onde cita-se o Botafoguinho, Juventude (Cara Larga do saudoso Julinho do Bar), Chapada (Zé Vito Jacaré), este composto quase na totalidade por jogadores de Varginha, Ponte Preta, etc.
No ano seguinte, com espírito mais ambicioso, ocorreram mais convites e o time tornou-se mais competitivo. Estávamos em 1978. Em um desses convites, veio Ricardo Xavier, vindo da equipe do BANCO REAL , comandada pelos Srs. Zé da Chica e Alcino Porto, forte equipe também no campeonato da cidade.
Daí prá frente foram muitas conquistas e vitórias no âmbito da cidade e região. Ricardo Xavier, um entusiasta, com seu espírito empreendedor, foi dando cara nova ao BOLA PRETA, tornando-se um nome de destaque no meio futebolístico.
Nesta época, Ricardo Xavier adquiriu um sítio, dando o nome de até hoje, Sítio Bola Preta, local de grandes encontros futebolísticos e também de confraternização e amizade.
Por lá passaram pessoas inesquecíveis, horas e horas de bate-papo, resenhas esportivas, jogos de sinuca, baralho, churrascos, enfim, um local família.
Hoje este Sítio tornou-se também um CENTRO DE TREINAMENTO, ESCOLA DE FUTEBOL URUBOLA, mantido pelo INSTITUTO BOLA PRETA, onde cerca de 450 jovens atletas treinam suas habilidades futebolísticas e disputando torneios regionais, sempre com a camisa e nome original do BOLA PRETA F.C., nas categorias SUB_13, SUB_15 e SUB_17.
Também como vocação os jovens recebem orientação educacional e a socialização, preparando-os para se formarem cidadãos do mundo. Entidade esta sem nenhum fim lucrativo.
O BOLA PRETA, em 2016, comemorará 40 anos, e além de uma grande festa, será editado um livro com toda a história gloriosa e em seus mínimos detalhes. |